O TRABALHO DOCENTE NO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO: desafios da política de educação profissional

Moacyr Salles Ramos, Jussara Marques de Marcedo

Resumo


O artigo analisa o trabalho docente no PRONATEC. Para tal, realizamos revisão bibliográfica e utilizamos resultados de uma pesquisa sobre o programa em uma das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica. Partimos do princípio de que a reforma do Estado brasileiro, implementada a partir dos anos 1990, reorganizou o trabalho docente nessa rede com fins de ampliação do número de formandos. Pode-se concluir que, na direção da reforma citada, o PRONATEC se desenvolve com um discurso de ampliação da oferta de vagas, mas precarizando o trabalho docente. Dentre os elementos, destacam-se: a falta de estrutura física e pedagógica no programa, o vínculo efêmero que atrela aumento de salário ao aumento de trabalho, a falta de tempo para planejamento e a distorção dos processos avaliativos.


Palavras-chave


Trabalho docente; Educação Profissional; Políticas públicas; PRONATEC

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