O TRABALHO DOCENTE NO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO: desafios da política de educação profissional

Autores

  • Moacyr Salles Ramos Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Jussara Marques de Marcedo Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave:

Trabalho docente, Educação Profissional, Políticas públicas, PRONATEC

Resumo

O artigo analisa o trabalho docente no PRONATEC. Para tal, realizamos revisão bibliográfica e utilizamos resultados de uma pesquisa sobre o programa em uma das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica. Partimos do princípio de que a reforma do Estado brasileiro, implementada a partir dos anos 1990, reorganizou o trabalho docente nessa rede com fins de ampliação do número de formandos. Pode-se concluir que, na direção da reforma citada, o PRONATEC se desenvolve com um discurso de ampliação da oferta de vagas, mas precarizando o trabalho docente. Dentre os elementos, destacam-se: a falta de estrutura física e pedagógica no programa, o vínculo efêmero que atrela aumento de salário ao aumento de trabalho, a falta de tempo para planejamento e a distorção dos processos avaliativos.

Biografia do Autor

Moacyr Salles Ramos, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Doutorando em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e atua como Pedagogo na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Jussara Marques de Marcedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos (PPDH/UFRJ).

Publicado

2018-08-03

Como Citar

Ramos, M. S., & de Marcedo, J. M. (2018). O TRABALHO DOCENTE NO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO: desafios da política de educação profissional. Perspectivas Em Políticas Públicas, 9(2). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/1428

Edição

Seção

Artigos