Sobre a Revista
Layout padrão para submissão de artigos
Clique aqui para baixar o template (layout padrão) dos artigos submetidos a Revista. Só devem ser submetidos artigos utilizando esta máscara, incluindo o cabeçalho, rodapé, cores e formatação. Não submeta artigos utilizando outro layout, pois os trabalhos serão automáticos reprovados.
Qualis CAPES:
O Qualis CAPES 2017-2020 do periódico é B2 nas seguintes áreas: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA / DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, TURISMO, ANTROPOLOGIA / ARQUEOLOGIA, CIÊNCIA POLÍTICA, RELAÇÕES INTERNACIONAIS, CIÊNCIAS AMBIENTAIS e DIREITO. Todavia, todos os artigos devem dialogar exclusivamente com Políticas Públicas.
Foco e Escopo
A Revista Perspectivas em Políticas Públicas (PPP) é um periódico acadêmico em parceria com o Mestrado em Segurança Pública e Cidadania, ambos vinculados à Faculdade de Políticas Públicas e Gestão de Negócios "Tancredo Neves" - FAPPGEN da Universidade do Estado de Minas Gerais. Este repositório científico publica produções teórico-práticas no campo das políticas públicas e suas interfaces com a gestão e tem por objetivo disseminar produções de conhecimentos, provenientes de diálogos da academia com as mais diversas vozes, discursos e experiências sociais. O seu público alvo são , acadêmicos, acadêmicos, analistas, estudantes , pesquisadores, técnicos e políticos centrado na investigação no domínio das ciências sociais aplicadas, humanidades e planejamento e intervenção pública nos domínios sociais e econômico.
Processo de Avaliação pelos Pares
O processo de avaliação dos artigos submetidos à PPP ocorre em duas etapas, incluindo o sistema de revisão dupla (double blind review):
- Primeira etapa: consiste em uma avaliação preliminar do Editor Chefe em conjunto com o Comitê Editorial para verificar a adequação do texto à linha editorial da Revista. Sempre julgarem necessário poderão solicitar a adequação do texto ao escopo, e aspectos como contribuição para o estado da arte e ineditismo do texto. Somente os trabalhos aprovados nesta primeira etapa serão designados à avaliação "cega" pelos pares.
- Segunda Etapa: os originais dos artigos são encaminhados para a apreciação de dois pareceristas integrantes do Corpo de avaliadores, ou avaliadores ad hoc, conforme o sistema blind review. Os critérios para a avaliação dos artigos levam em conta relevância do tema, originalidade, clareza e desenvolvimento do texto, metodologia utilizada, adequação da bibliografia, conclusões e contribuição oferecida para o conhecimento da área. No caso das resenhas será considerado se a obra comentada é recente (últimos dois anos) ou se, sendo mais antiga, ainda não foi analisada e possui impacto em sua área de expertise.
Periodicidade
A Revista é editada semestralmente, na versão eletrônica, podendo haver chamadas para números especiais.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Indexadores e Bancos de dados
- Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina el Caribe, Espanã y Portugal (LATINDEX);
- DIALNET - Fundación Dialnet de La Universidad de La Rioja/Espanha;
- Portal LivRe
- Bancos de Dados Bibliográficos da USP - DEDALUS - USP/Brasil
- Diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras - DIADORIM
- Google Acadêmico: Clique aqui