REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO: um estudo sobre a efetividade do Programa para Redução do Abandono e Evasão no Ensino Médio em Minas Gerais
Palavras-chave:
Políticas Públicas para Educação, Indicadores para Educação, Reinventando o Ensino Médio,Resumo
Neste trabalho foi proposta uma análise da efetividade do Programa
Reinventando o Ensino Médio (REM) sob uma perspectiva de análise
quantitativa dos indicadores de abandono e evasão. O REM foi um
projeto criado pelo estado de Minas Gerais para atender à Portaria
Ministerial nº 1.140 com o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do
Ensino Médio e visava à valorização da formação continuada dos
professores e coordenadores pedagógicos que atuam no ensino
médio público, nas áreas rurais e urbanas. Os dados foram obtidos
através de pesquisa documental, análise dos Censos Escolares
e visitas de campo em uma amostra das escolas participantes do
Programa. Os resultados obtidos apontam que o programa não foi
efetivo em suas propostas em grande parte devido a problemas na
implementação que foram negligenciados pelos gestores, apesar de
um forte aparato de monitoramento e avaliação das ações propostas.
Por todos os problemas apresentados o Programa foi interrompido
no início de 2015, sem terminalidade aos alunos que o haviam
iniciado. A orientação para solução dos problemas detectados é
a discussão prévia dos projetos com os pares, sobretudo partes
executoras. Além disso, é importante que se discutam projetos
pertinentes a cada contexto, o que pode ser adaptado pelo uso
correto das informações de monitoramento e avaliação.
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