A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA “MAIS INFÂNCIA” EM NITERÓI: problematizando a política pública de expansão da educação infantil (2013-2016)

Autores

  • Rosana Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Análise de Políticas Públicas, Educação Infantil, “Mais Infância”, Implementação de Políticas, Expansão.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo contribuir para o debate sobre a análise de políticas públicas educacionais, mais especificamente aquelas voltadas à expansão da Educação Infantil em Niterói/RJ.  A partir dos elementos levantados na pesquisa de mestrado, busca-se entender a política em geral e a política educacional em particular, tentando perceber as principais características do programa voltado para a expansão da Educação Infantil no município de Niterói (RJ).  O programa “Mais Infância” define-se como uma política pública de efetivação da cobertura do ensino, com foco na Educação Infantil; tem como um de seus principais objetivos expandir o número de vagas oferecidas às crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses na rede municipal de ensino da cidade de Niterói, Estado do Rio de Janeiro.  O foco da pesquisa em curso é analisar o processo de implementação do programa “Mais Infância”, considerando principalmente as concepções, interesses e ações desenvolvidas para a sua efetivação no período de 2013 a 2016.  As características da política de Educação Infantil em geral e em Niterói conduzem a análise, considerando-se suas múltiplas determinações; os objetivos traçados para o programa, as ideias e concepções que permeiam as ações voltadas para a expansão de vagas na Educação Infantil, os avanços e dificuldades identificados durante a implementação da política pública são algumas das dimensões analisadas.  Do ponto de vista teórico-metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa.  Através da análise documental dos textos institucionais produzidos sobre a política pública de educação infantil em Niterói e das entrevistas semiestruturadas com os principais gestores desta política, busca-se relacionar os seus aspectos intrínsecos com a dimensão mais ampla, tratada nos dispositivos legais do governo federal, em diálogo com as produções bibliográficas sobre o assunto. 

 

Biografia do Autor

Rosana Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Créditos acadêmicos e profissionais: Professora, Assistente Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Especialista em Políticas Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FFP)

E-mail: rosana.ribe@gmail.com

Tel:(21)99381-0886

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Publicado

2019-12-18

Como Citar

Ribeiro, R. (2019). A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA “MAIS INFÂNCIA” EM NITERÓI: problematizando a política pública de expansão da educação infantil (2013-2016). Perspectivas Em Políticas Públicas, 12(23), 127–154. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/2503

Edição

Seção

Artigos