POLÍTICAS DE RECONSTRUCCIÓN DE LA IDENTIDAD INDÍGENA EN LA PROVINCIA DE BUENOS AIRES: ¿Nuevas formas de empoderamiento?

Autores

  • Macarena del Pilar Manzanelli UNLaM-IDAES-IDES,Universidad Nacional de San Martín.

Resumo

Este trabalho enquadra-se dentro dos resultados parciais dainvestigação em curso sobre as políticas de reconstrução daidentidade indígena, geradas por organizações territoriais ecomunidades indígenas no Conurbano da província de Buenos Aires(Argentina). Especificamente, em torno do processo de politizaçãoda identidade que tais comunidades levam a cabo no EncuentroNacional de Organizaciones Territoriales de Pueblos Originarios(ENOTPO). Mesmo se tratando de um trabalho preliminar, pretendedeixar expostas certas inquietudes e propostas a respeito de como- desde a identificação de práticas sociais, culturais e os recursosmateriais e simbólicos que permitem às comunidades indígenasreconstruir sua identidade em um novo território – se pode pensarnas interações entre o Estado e os Povos Primitivos nos últimosanos, especificamente a partir da contestação a diversas retóricas emodalidades propostas pelo Estado.

Palavras-chave: Migração. Identidade indígena e organizações territoriais- políticas (ENOTPO e sua organização urbana).

Biografia do Autor

Macarena del Pilar Manzanelli, UNLaM-IDAES-IDES,Universidad Nacional de San Martín.

Licenciada en Ciencia Política, Universidad Nacional de La Matanza (UNLaM).Cursando la maestría en Antropología Social (UNSaM). UNLaM-IDAES-IDES,Universidad Nacional de San Martín.

Downloads

Publicado

2015-05-01

Como Citar

Manzanelli, M. del P. (2015). POLÍTICAS DE RECONSTRUCCIÓN DE LA IDENTIDAD INDÍGENA EN LA PROVINCIA DE BUENOS AIRES: ¿Nuevas formas de empoderamiento?. Perspectivas Em Políticas Públicas, 8(15). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/865

Edição

Seção

Artigos