EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO POLÍTICA ALTERNATIVA DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Autores

  • Maria Esperança de Paula Esperança de Paula Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, FAE.
  • Regina Mara Ribeiro Cruz Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, FAE.

Resumo

Este artigo propõe levantar reflexões sobre o papel da Educação aDistância na era digital, em contextos de formação universitária: iniciale continuada. Contextualizando as condições atuais da educaçãoem face das mudanças do mundo atual, propõe-se uma reflexãosobre a evolução histórica da comunicação, as possibilidades deatuação da EaD e apresenta as principais políticas públicas para estamodalidade de ensino. Assumindo que as Tecnologias da Informaçãoe da Comunicação se tornaram uma das variáveis das relações depoder na sociedade contemporânea e que o seu domínio é umaquestão de fortalecimento do sujeito em face da dinâmica social,pretende-se contribuir para um melhor entendimento de como osestudantes podem ser beneficiados com tais tecnologias. As basesteóricas que sustentam o artigo são: o conectivismo de Siemens, anão neutralidade das tecnologias de Oliveira e a perspectiva freireanada dialogicidade, integrada aos estudos socioconstrucionistas deVygotsky. Sendo ambos dialéticos, defendem a educação comouma prática ético-política para um sujeito socialmente inseridoem um contexto historicamente construído. Levanta-se tambéma importância de pensar novas frentes de atuação que permitama construção de novos conhecimentos no contexto do trabalho, envolvendo o acompanhamento e assessoramento dos educandos,no sentido de poder entender suas necessidades.

Palavras-chave: Educação a distância, Evolução da comunicação.Tecnologias da informação e da comunicação.

Biografia do Autor

Maria Esperança de Paula Esperança de Paula, Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, FAE.

Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, FAE.

Regina Mara Ribeiro Cruz, Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, FAE.

Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, FAE.

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Publicado

2014-11-01

Como Citar

Paula, M. E. de P. E. de, & Cruz, R. M. R. (2014). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO POLÍTICA ALTERNATIVA DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Perspectivas Em Políticas Públicas, 7(14), 125–151. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/882

Edição

Seção

Artigos