EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO POLÍTICA ALTERNATIVA DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Resumo
Este artigo propõe levantar reflexões sobre o papel da Educação aDistância na era digital, em contextos de formação universitária: iniciale continuada. Contextualizando as condições atuais da educaçãoem face das mudanças do mundo atual, propõe-se uma reflexãosobre a evolução histórica da comunicação, as possibilidades deatuação da EaD e apresenta as principais políticas públicas para estamodalidade de ensino. Assumindo que as Tecnologias da Informaçãoe da Comunicação se tornaram uma das variáveis das relações depoder na sociedade contemporânea e que o seu domínio é umaquestão de fortalecimento do sujeito em face da dinâmica social,pretende-se contribuir para um melhor entendimento de como osestudantes podem ser beneficiados com tais tecnologias. As basesteóricas que sustentam o artigo são: o conectivismo de Siemens, anão neutralidade das tecnologias de Oliveira e a perspectiva freireanada dialogicidade, integrada aos estudos socioconstrucionistas deVygotsky. Sendo ambos dialéticos, defendem a educação comouma prática ético-política para um sujeito socialmente inseridoem um contexto historicamente construído. Levanta-se tambéma importância de pensar novas frentes de atuação que permitama construção de novos conhecimentos no contexto do trabalho, envolvendo o acompanhamento e assessoramento dos educandos,no sentido de poder entender suas necessidades.
Palavras-chave: Educação a distância, Evolução da comunicação.Tecnologias da informação e da comunicação.
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