REFLEXÕES SOBRE O MESTRADO PROFISSIONAL

Autores

  • Adelaide Maria Coelho Baeta
  • Vanessa Padrão de Vasconcelos Paiva
  • Reginaldo de Jesus Carvalho Lima

Resumo

As empresas vêm sendo estimuladas a ampliar sua capacidadede inovação devido às mudanças no padrão de desenvolvimentoeconômico. O mercado requer empresas mais competitivas e estaspassam a exigir empregados mais bem qualificados com vistas aacelerar os processos de mudança e inovação. Observa-se aindaque o aumento da produção de conhecimento nas universidadesnão é suficiente. Há que se transformar conhecimento em novosprodutos e processos capazes de satisfazer às demandas dasociedade. Assim é que o aprimoramento humano condiciona osurgimento de novas formas de organização empresarial capazesde estabelecer redes com as instituições de ensino e pesquisa.Nessa direção, impõe-se o redirecionamento da política educacionalde modo a orientar a pesquisa acadêmica e gerar impacto positivono processo de produção de bens e serviços. Este artigo tem porobjetivo refletir sobre a criação dos mestrados profissionais e o seupapel na nova economia.

Palavras-chave: Mestrado profissional. Interdisciplinaridade.Integração Universidade/Empresa.

Biografia do Autor

Adelaide Maria Coelho Baeta

Doutora em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ – Professora do CentroUniversitário de Sete Lagoas – Coordenadora do NCiTI – Núcleo de Estudos emCiência, Tecnologia e Inovação – FAPEMIG/UNIFEMM.

Vanessa Padrão de Vasconcelos Paiva

Doutora em Sociologia - Université Paris V - René Descartes- Professora doCentro Universitário de Sete Lagoas – Pesquisadora do NCiTI – Núcleo de Estudos emCiência, Tecnologia e Inovação – FAPEMIG/UNIFEMM.

Reginaldo de Jesus Carvalho Lima

Doutorando em Administração – CEPEAD / UFMG -Pesquisador do NCiTI –Núcleo de Estudos em Ciência, Tecnologia e Inovação – FAPEMIG/UNIFEMM

Downloads

Publicado

2012-11-01

Como Citar

Baeta, A. M. C., Paiva, V. P. de V., & Lima, R. de J. C. (2012). REFLEXÕES SOBRE O MESTRADO PROFISSIONAL. Perspectivas Em Políticas Públicas, 5(10), 71–84. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/904

Edição

Seção

Artigos