Gestão por Competências e Gestão do Conhecimento: suas características e a área de Recursos Humanos.

Autores

  • Tathiana Maria Viana Maria Viana Stemler Morandi de Queiroz
  • Mauro Araújo Câmara

Resumo

A gestão por competências é uma ferramenta que faz parte de ummovimento voltado a oferecer alternativas eficientes de gestão. Opresente artigo tem por objetivo apresentar as principais característicasdos modelos de gestão por competências que, se alinhada à gestão doconhecimento, pode trazer grandes benefícios para as organizaçõesquando aplicada aos recursos humanos. Buscou-se realizar um paraleloentre ambas as gestões, destacando as principais ações que concernemà área de recursos humanos. Conclui-se que os modelos mencionadossão complementares quando se consegue transformar o conhecimentotácito/individual em explícito, disseminando-o para a organização deforma proporcionar a retenção da expertise das práticas mais assertivaspor meio da definição das competências dos trabalhadores.

Palavras-chave: Gestão por competências. Gestão do conhecimento.Recursos humanos. Conhecimento tácito.

Biografia do Autor

Tathiana Maria Viana Maria Viana Stemler Morandi de Queiroz

Aluna do Curso de Especialização em Gestão de Pessoas da Faculdade de PolíticasPúblicas “Tancredo Neves”, Campus de Belo Horizonte, Universidade do Estado deMinas Gerais(FaPP/CBH/UEMG).

Mauro Araújo Câmara

Mestre em Ciência da Informação, Pesquisador da Fundação João Pinheiro,Professor na FaPP/CBH/UEMG.

Downloads

Publicado

2011-11-01

Como Citar

Queiroz, T. M. V. M. V. S. M. de, & Câmara, M. A. (2011). Gestão por Competências e Gestão do Conhecimento: suas características e a área de Recursos Humanos. Perspectivas Em Políticas Públicas, 4(8), 111–126. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/919

Edição

Seção

Artigos