PARTICIPAÇÃO CIDADÃ: elemento chave nos processos de desenvolvimento de uma nação.

Autores

  • María M. Gil Barvo

Resumo

A participação é condição sine qua non para a democracia. Com o passardo tempo, as dinâmicas relacionadas com a intervenção da cidadania nosassuntos públicos deixaram de ser apenas uma participação limitada aos processos eleitorais onde se de&ne a representatividade do povo anteos agentes governamentais para converter-se em um processo onde omesmo cidadão se organiza e assume a voz na defesa de seus interessesmediante a apresentação de propostas encaminhadas a converter-seem políticas públicas. De igual modo, sua participação transcende aoconceito tradicional para converter-se em “incidência” nos processosque comprometem o bem-estar geral. Este artigo é uma re+exão acercada importância da inclusão dos cidadãos nos processos de construçãosocial e dos desejos que as sociedades emergentes e os novos modelosde administração pública impõem aos governos atuais no momento deapresentar os resultados de sua gestão.

Palavras-chave: Cidadania. Participação cidadã. Capital social. Governança.Democracia.

Biografia do Autor

María M. Gil Barvo

Profesora de la Universidad Autónoma del Caribe, Barranquilla, Colombia; Maestra enArtes de la Administración Pública, Universidad de Puerto Rico; Miembro de Golden KeyInternational Honour Society.

Downloads

Publicado

2010-11-01

Como Citar

Barvo, M. M. G. (2010). PARTICIPAÇÃO CIDADÃ: elemento chave nos processos de desenvolvimento de uma nação. Perspectivas Em Políticas Públicas, 3(6), 76–91. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/929

Edição

Seção

Artigos