GESTÃO EM INSTITUIÇÕES SOCIAIS: o desafio político pedagógico de aprender com nossas experiências

Autores

  • Rogério Delamare Ruas

Resumo

O presente texto analisa a gestão institucional e suas funções (planejamento,monitoramento, avaliação e sistematização) nas organizações da sociedadecivil do campo da cidadania e da democracia, portanto, como meio paraa construção dos sujeitos sociais críticos. Reconhece a in'uência dosmétodos cartesianos, seus limites e potencialidades. Para tanto, de+ne agestão institucional pelas suas características, especialmente seu vínculocom o processo decisório. Aponta caminhos de operacionalização dasfunções da gestão, indica a participação democrática e a sistematizaçãopermanente como estratégia e a integração matricial das ações enquantoestrutura.

Palavras-chave: Funções da Gestão Institucional. Instituições. ONG.Gestão.

Biografia do Autor

Rogério Delamare Ruas

Diretor da ONG Apta (MG) - http://www.aptabr.org.br. Graduado em Cooperativismopela Universidade Federal de Viçosa (MG) com extensão internacional em Organizações,Instituições e Estratégias pelo CPDA/UFRJ (RJ) e especialização em Gestão de PolíticasSociais (PUC-MG). Coordena ações de apoio à estratégia de desenvolvimento territorial ruralsustentável e solidário em Minas Gerais por meio de contrato de repasse com a Secretaria deDesenvolvimento Territorial (SDT) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Downloads

Publicado

2009-05-01

Como Citar

Ruas, R. D. (2009). GESTÃO EM INSTITUIÇÕES SOCIAIS: o desafio político pedagógico de aprender com nossas experiências. Perspectivas Em Políticas Públicas, 2(3), 100–115. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/964

Edição

Seção

Artigos