POLÍTICAS PÚBLICAS E PSICOLOGIA _ UMA NOVA RELAÇÃO SOB O PARADIGMA DEMOCRÁTICO

Autores

  • Maria Coeli Simões Pires

Resumo

O artigo, iniciando com uma retrospectiva dos avanços recentes da relaçãopolíticas públicas e psicologia no Brasil e procedendo ao resgate dosparadigmas da modernidade, numa visão mais ampliada, e a suaapropriação no plano interno, desenvolve reflexão sobre aresponsabilidade do psicólogo nos arranjos das políticas públicas derecortes liberal e intervencionista, para, ao final, projetar a qualificação desua presença em todo o ciclo das políticas públicas no Estado Democráticode Direito, na perspectiva de construção de consensos e de novas práticasreflexivas e autônomas, desafiadas por múltiplos dilemas, sob a égide deuma racionalidade discursiva e procedimental.

Palavras-chave: Autonomia cidadã. Estado democrático de direito. Papeldo psicólogo. Políticas públicas

Biografia do Autor

Maria Coeli Simões Pires

Mestre e Doutora em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de MinasGerais, Professora Adjunta de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da UFMG;Secretária Adjunta da SEDRU/MG.

Downloads

Publicado

2015-09-01

Como Citar

Pires, M. C. S. (2015). POLÍTICAS PÚBLICAS E PSICOLOGIA _ UMA NOVA RELAÇÃO SOB O PARADIGMA DEMOCRÁTICO. Perspectivas Em Políticas Públicas, 1(1), 133–156. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/988

Edição

Seção

Artigos