Contribuições do Programa de Educação Tutorial (PET) para a formação do/a pedagogo/a na FaE/UEMG: um relato de experiência
Abstract
Este texto tem como objetivo, apresentar as experiências vivenciadas por alunas-bolsistas do Programa de Educação Tutorial e relatar de que maneira o programa pode contribuir não só para a formação docente, mas também, para uma formação para a vida, uma vez que amplia o olhar dos(as) alunos(as) para a temática étnico-racial, problematizando-a no campo educacional e social. Primeiramente foram apresentados relatos de experiências, escritos a partir de observações realizadas por alunas bolsistas do PET, que retratam episódios de preconceito e a discriminação racial que acontecerem em diferentes escolas de Belo Horizonte e região metropolitana. Em seguida, foram apresentadas cenas de racismo vivenciadas por essas alunas na família, na rua, em instituições e no cotidiano em geral. Na sequência de cada bloco de cenas foram tecidos alguns breves comentários que situam e problematizam os relatos.##submission.downloads##
Pubblicato
2018-11-21
Fascicolo
Sezione
Artigos