Entre desafios e oportunidades:

percepções dos professores sobre avaliações externas no contexto do PISA

Autores

  • Graziela Martins Jordao Universidade Regional de Blumenau - FURB https://orcid.org/0009-0000-1462-7961
  • Arleide Rosa da Silva Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.7968

Palavras-chave:

Avaliações Externas, Percepções, PISA, Professores

Resumo

Neste artigo, com base no referencial teórico sobre desafios e oportunidades, analisamos as percepções de professores da educação básica no Brasil em relação ao Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e avaliações externas. A pesquisa com 57 participantes revela que a maioria dos professores possui algum conhecimento sobre o PISA, embora a acessibilidade aos resultados varie. Equívocos sobre a periodicidade do PISA também foram identificados, enfatizando a necessidade de esclarecimento. Os professores compreendem o objetivo do PISA, mas há divergências em relação à sua importância percebida. Alguns veem valor nas avaliações externas para orientar práticas pedagógicas e compreender a educação globalmente, enquanto outros questionam sua relevância, apontando preocupações específicas. O estudo complexifica as percepções dos professores sobre as avaliações externas, destacando a necessidade de compreendê-las para informar políticas e práticas educacionais eficazes em um contexto de desafios e oportunidades na educação.

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Biografia do Autor

Graziela Martins Jordao, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestranda em Educação (2023) pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da Universidade Municipal de Blumenau FURB - Linha de pesquisa Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática . Especialista em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. Especialista em Educação Matemática e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí UFPI, Licenciada em Matemática pela Faculdade Leonardo Da Vinci - Uniasselvi, Bacharel em Administração com Ênfase em Finanças pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Professora contratada a 8 anos no Estado de Santa Catarina e 2 anos no Município de Florianópolis, lecionando a disciplina de Matemática e suas Trilhas. Possui 8 de experiência com docência na Educação Básica e 14 de experiência no mercado financeiro e bancário.

Arleide Rosa da Silva, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Química pela Universidade Regional de Blumenau (1990 e 1993) e mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Possui doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC (2011) e MBA Internacional em Gestão Estratégica da Inovação - PUC/PR (2015). Lecionou Química no ensino básico e em cursos técnicos e superiores de tecnologia, desenvolvendo grades curriculares de cursos técnicos e superiores além de gerenciar portfólios de projetos de inovação e captação de recursos no SENAI/SC. Participa na elaboração de projetos pedagógicos de cursos superiores (PPC), de Diretrizes Curriculares Municipais para Educação Básica e de Políticas Institucionais para as Licenciaturas. Atua na formação continuada de professores tanto da rede pública municipal quanto estadual na área de Ensino de Ciências e/ou Química. Atualmente leciona em cursos de graduação e no mestrado profissionalizante PPGECIM - Programa de pós graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB em Blumenau/SC onde faz parte da linha de pesquisa ?Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática? e é líder de grupo de pesquisa do CNPq intitulado - Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão voltados à educação e alfabetização científica e inovação educacional. Faz parte da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), Sociedade Brasileira de Ensino de Química - SBENQ, membro fundadora da Associação de Escolas Criativas ? ADEC e coordena o núcleo da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC) na FURB. Membro do coletivo de extensão HABITAT e do Instituto REDI - Respeito, Equidade, Diversidade e Inclusão.

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Publicado

17/07/2024

Como Citar

Martins Jordao, G., & Rosa da Silva, A. (2024). Entre desafios e oportunidades:: percepções dos professores sobre avaliações externas no contexto do PISA. Educação Em Foco, 27(52), 1–21. https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.7968