O uso do Scratch no desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais de estudantes autistas

uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.8022

Palavras-chave:

Inclusão Educacional, Atividade de ensino, Usabilidade

Resumo

O objetivo da presente pesquisa é apresentar os resultados de uma Revisão Sistemática da Literatura para explorar o potencial de usabilidade do software Scratch no desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os sete estudos que compuseram a RSL foram extraídos, após critérios de exclusão e inclusão, de três bases internacionais e uma nacional. A relevância desse estudo reside na abordagem pedagógica que utiliza a programação em blocos do Scratch como mecanismo para despertar habilidades cognitivas e socioemocinais de indíviduos com TEA. A análise dos trabalhos permitiu a coleta de dados qualitativos sobre as principais abordagens com esse software, onde foi possível concluir que ele possui potencial de usabilidade para o incentivo habilidades sociais, memória, imaginação e criatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nádia Alves Lima, Universidade Federal do Ceara - UFC

Mestranda em Tecnologia Educacional pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Inovações e Práticas em Tecnologia Educacional. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Priscila Barros David, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Débora Lucia Lima Leite Mendes, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora e Mestre em Educação - UFC. Especialista em Psicopedagogia e Licenciada em Pedagogia. Docente na Faculdade de Educação da UFC, Departamento de Fundamentos da Educação. Líder do Grupo de Estudos em Analíticos e Psicopedagógicos em Transtorno do Espectro Autista – GEAPTEA.

Referências

ALISON, Caryn; ROOT, Jenny; BROWDER, Diane; WOOD, Leah. Technology-based shared story reading for students with autism who are English-language learners. Journal of Special Education Technology, v. 32, n. 2, p. 91-101, 2017. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0162643417690606. Acesso em: 05 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1177/0162643417690606

ALVARENGA-DIAS de, Fabrizia Miranda; DE SOUZA, Carlos Henrique Medeiros. Autismo e aplicativos móveis: no mundo do isolamento a tecnologia como suporte no aprendizado e desenvolvimento. Pimenta Cultural, 2020. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt- BR&lr=&id=kTwHEAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA14&dq=autismo+AND+tecnologia&ots=Gt-F4yM4Kv&sig=B280YC_xpZxQRDM553N3Kglve-A#v=onepage&q=autismo%20AND%20tecnologia&f=false. Acesso em: 23. maio.2023.

ALZAHRANI, Mona; UITDENBOGERD, Alexandra L.; SPICHKOVA, Maria. Human-computer interaction: influences on autistic users. Procedia Computer Science, v. 192, p. 4691-4700, 2021. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877050921019864 Acesso em: 21. maio.2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.procs.2021.09.247

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION et al. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora, 2014. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=QL4rDAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT13&dq=Manual+Diagn%C3%B3stico+e+Estat%C3%ADstico+de+Transtornos+Mentais+(DSM-5)&ots=nR5FrCzeJX&sig=xw9ad7OOTb6NMJB9Dv7JOQ7b1RI#v=onepage&q=Manual%20Diagn%C3%B3stico%20e%20Estat%C3%ADstico%20de%20Transtornos%20Mentais%20(DSM-5)&f=false acesso em: 12 maio 2023.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 9241 – Requisitos Ergonômicos para Trabalho de Escritórios com Computadores. Parte 11 – Orientações sobre Usabilidade. Rio de Janeiro, 2002. Disponível em: https://www.inf.ufsc.br/~edla.ramos/ine5624/_Walter/Normas/Parte%2011/iso9241-11F2.pdf Acesso em: 03. junho.2023.

BERNIER, Raphael A.; DAWSON, Geraldine; NIGG, Joel T. O que a ciência nos diz sobre o transtorno do espectro autista: fazendo as escolhas certas para o seu filho; tradução: Sandra Maria Mallmann da Rosa; revisão técnica: Maria Sonia Goergen. – Porto Alegre: Artmed, 2021.

BRASIL.Leinº13.977,de 8 de janeiro de 2020.Altera a Leinº12.764,de 27 de dezembro de 2012 (Lei Berenice Piana),e a Leinº9.265,de12de fevereiro de 1996, para instituir a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea),e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l13977.htm Acesso em: 08. junho.2023.

BRITO, Maria Djelma Bezerra; GAMA, Adriane Panduro; BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo. Inclusão digital por meio da cultura maker na escola pública: Uma experiência colaborativa do scratch com autistas. Revista Ensino de Ciências e Humanidades-Cidadania, Diversidade e Bem Estar-RECH, v. 2, n. 1, Jan-Jun, p. 8-30, 2018.

BRUNETTO, Dayana; VARGAS, Gesiele. Meninas e mulheres autistas: completar o espectro é uma questão de gênero. Cadernos de Gênero e Tecnologia, v. 16, n. 47, p. 258-275, 2023. Disponível em: https://revistas.utfpr.edu.br/cgt/article/view/15682. Acesso em: 28.set.2023. DOI: https://doi.org/10.3895/cgt.v16n47.15682

DANTAS, Vanessa Caroline Freire et al. Desenvolvimento de um dispositivo lúdico para auxiliar crianças com transtorno de desenvolvimento cognitivo. 2018.

DELISIO, Lauren; DIEKER, Lisa. Avatars for Inclusion: Innovative mathematical approaches for students with autism. Childhood Education, v. 95, n. 3, p. 72-79, 2019. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00094056.2019.1616474. Acesso em: 05 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/00094056.2019.1616474

FERREIRA, Mônica Misleide Matias; DE FRANÇA, Aurenia Pereira. O Autismo e as Dificuldades no Processo de Aprendizagem Escolar. ID on line. Revista de psicologia, v. 11, n. 38, p. 507-519, 2017. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/916/1291.Acesso em: 21. maio.2023. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v11i38.916

GAIA. (2023). Gaia: Guia de Acessibilidade de Interfaces Web com foco em Aspectos do Autismo. Disponível em: https://gaia.wiki.br/sobre/ Acesso em 03. junho.2023.

HANI, Haneen; ABU-WANDI, Rajaa. DISSERO Mobile Application for AUTISTIC Children's. In: Proceedings of the international conference on intelligent information processing, security and advanced communication. 2015. p. 1-6. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/abs/10.1145/2816839.2816933?casa_token=DPQr-2B50s4AAAAA:2Ac6ZHBXi_IAFFBz6btHSJrfKn6J1ayfGy40ObIMAA7V1_VZ7JVl7Yd8U4gS6wZzZisTbAL5zZ2rdQ. Acesso em: 05 jul. 2023.

HOWORTH, Sarah; ROOKS-ELLIS, Deborah; FLANAGAN, Sara; WOOK, Min. Augmented reality supporting reading skills of students with autism spectrum disorder. Intervention in School and Clinic, v. 55, n. 2, p. 71-77, 2019. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1053451219837635. Acesso em: 05 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1177/1053451219837635

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Divulgação dos Resultados Censo Escolar 2021. Brasília: INEP, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/censo_escolar/resultados/2022/apresentacao_coletiva.pdf Acesso em: 25 maio 2023.

JUUL, Jesper. A casual revolution: Reinventing video games and their players. MIT press, 2010. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=heEsCwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PP6&dq=J.+Juul,+A+Casual+Revolution:+Reinventing+Video+Games+and+Their+Players,+Cambridge,+MA:+MIT+Press,+2010,+p.+50.&ots=czM67DcPQl&sig=nQhJs3p-b0t6ogt_w7IsTp1AUvE#v=onepage&q&f=false Acesso em 03. junho.2023.

LOBO, Arley Regina; SILVA, Camila Ferraz da. Habilidades socioemocionais no âmbito escolar: desenvolver para a vida. IVY ENBER SCIENTIFIC JOURNAL, v. 1, n. 1, p. 146-158, 2021. Disponível em: https://enber.edu.eu/revista/index.php/ies/article/view/10. Acesso em: 03 jul. 2023.

LUCIAN, Bruna Orso; STUMPF, Alexsandro. Análise de aplicativos destinados ao aprendizado de crianças com transtorno do Espectro Autista. Design e Tecnologia, v. 9, n. 19, p. 43-65, 2019. Disponível em: https://www.ufrgs.br/det/index.php/det/article/view/601 Acesso em: 03. junho.2023. DOI: https://doi.org/10.23972/det2019iss19pp43-65

MARTELETO, Márcia Regina Fumagalli; CHIARI, Brasília Maria; PERISSINOTO, Jacy. A influência de habilidades cognitivas na adaptação social de crianças com transtorno do espectro autista. Desenvolvimento da Criança e do Adolescente. Evidências Científicas e Considerações Teóricas-Práticas. Guarujá-SP: Editora Científica Digital, p. 110-123, 2020. Disponível em: http://downloads.editoracientifica.org/articles/200901462.pdf. Acesso em: 03 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.37885/200901462

MCROBERTS, Michael. Arduino básico. Novatec Editora, 2018. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt- BR&lr=&age&q=Arduino&f=false. Acesso em: 05 jul. 2023.

MOHAMAD, Mariam. Teacher Perceptions on the Use of Digital Storytelling Among Autism Spectrum Disorder Children in Malaysia. In: 2020 The 4th International Conference on Education and E-Learning. 2020. p. 68-74. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/pdf/10.1145/3439147.3439180. Acesso em: 05 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1145/3439147.3439180

MONTEMOR, Bianca Estrela; NASCIMENTO, Ricardo Henrique dos Reis; CAMPOS, Ryan Cristian Sousa; SILVA, Alexssandro Ferreira da; FERREIRA, Ana Paula Kawabe de Lima. A utilização do Scratch para o ensino de termoquimica para alunos com TEA. Cadernos Macambira, v. 7, n. 3, p. 82-89, 2022. Disponível em: http://www.revista.lapprudes.net/index.php/CM/article/view/790. Acesso em: 01 jul. 2023.

MONTENEGRO, Maria Augusta.; CELERI, Eloisa Helena Rubello Valler Celeri; CASELLA, Erasmo Barbante. Transtorno do Espectro Autista - TEA: Manual Prático de Diagnóstico e Tratamento. 1. Ed. Rio de Janeiro – RJ: Thieme Revinter Publicações, 2018.

NARANJO, Cesar; ORTIZ, Jessica; SÁNCHEZ, Jorge. Teaching process for children with autism in virtual reality environments. In: Proceedings of the 2017 9th International Conference on Education Technology and Computers. 2017. p. 41-45. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/3175536.3175582. Acesso em: 05 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1145/3175536.3175582

NUR, Kamruddin; JAHAN, Fariha; MOSTAFA, Mayel. Kids play: A touch screen application for early childhood education of autistic and learning-disabled children. In: Proceedings of the International Conference on Computing Advancements. 2020. p. 1-8. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/3377049.3377123. Acesso em: 05 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1145/3377049.3377123

OLIVEIRA, Mariana Corrêa Pitanga de; PLETSCH, Márcia Denise. Tecnologia como premissa para inovação pedagógica e inclusão de pessoas com deficiência. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 8, n. 3, p. 611-629, 2022. DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2022.69828

ONG Autismo e Realidade. 2016. Disponível em: https://autismoerealidade.org.br/ Acesso em: 03. junho.2023.

PAGANI, Talita Cristina Pagani Britto. Gaia: Um guia de recomendações sobre design digital inclusivo para pessoas com autismo. 1.ed – Curitiba: Appris, 2020

PINTO, Ana; ESCUDEIRO, Paula. O uso do scratch nas atividades colaborativas de TIC. In: 2015 10ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (CISTI) . IEEE, 2015. p. 1-4. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/7170620. Acesso em 28 jul.2023. DOI: https://doi.org/10.1109/CISTI.2015.7170620

PINTO, Ana; ESCUDEIRO, Paula. O uso do Scratch para o desenvolvimento de habilidades de aprendizagem do século 21 em TIC. In: 2014 9ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (CISTI) . IEEE, 2014. p. 1-4. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/6877061.Acesso em 28 jul.2023.

POVEDA, Alicia Sandoval; HERNÁNDEZ MONTOYA, Diana. Digital Fabrication and Theater: Developing Social Skills in Young Adults With Autism Spectrum Disorder. Frontiers in Psychology, v. 12, p. 615786, 2021. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2021.615786/full. Acesso em: 03 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.615786

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Universidade

FEEVALE, 2013. Disponível em: https://www.feevale.br/institucional/editora-feevale/metodologia-do-trabalho-cientifico---2-edicao. Acesso em: 22 jun. 2023.

RESNICK, Mitchel; MALONEY, John; MONROY-HERNÁNDEZ, Andrés; RUSK, Natalie; EASTMOND, Evelyn; BRENNAN, Karen; MILLNER, Amon; ROSENBAUM, Eric; SILVER, Jay; SILVERMAN, Brian; KAFA, Yasmin. Scratch: programming for all. Communications of the ACM, v. 52, n. 11, p. 60-67, 2009. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/fullHtml/10.1145/1592761.1592779. Acesso em: 03 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1145/1592761.1592779

ROCHA, Carin Cunha; DAVID, Priscila Barros. Avaliação da arquitetura da informação em portais de periódicos: uma discussão teórica. Perspectivas em Gestão & amp; Conhecimento,[S. l.], v. 10, n. 2, p. 223-243, 2020. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/luka-artigo-12-carin-cunha%20(1).pdf. Acesso: 01.jul.2023. DOI: https://doi.org/10.21714/2236-417X2020v10n2p223

SÁEZ-LÓPEZ, José-Manuel; ROMÁN-GONZÁLEZ, Marcos; VÁZQUEZ-CANO, Esteban. Linguagens de programação visual integradas ao currículo no ensino fundamental: um estudo de caso de dois anos usando “Scratch” em cinco escolas. Informática e Educação , v. 97, p. 129-141, 2016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0360131516300549. Acesso em 28 jul.2023.

SANTOS, Edméa. Mídias e Tecnologias na Educação Presencial e à Distância. 1. ed. - Rio de Janeiro: LTC: Grupo GEN, 2016.

SARACHAN, Jeremy. Virtual floortime using games to engage children with Autism Spectrum Disorder. In: 2012 IEEE International Games Innovation Conference. IEEE, 2012. p. 1-4. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/6329852/. Acesso em: 25 maio 2023 DOI: https://doi.org/10.1109/IGIC.2012.6329852

SILVA, Ana Beatriz Barbosa; GAIATO, Mayara Bonifacio; REVELES, Leandro Thadeu. Mundo singular. Entenda o Autismo. Rio de Janeiro: Editora Fontana, 2012.

VIANA JUNIOR, Osvaldo Tavares. Um esquema para autoria de histórias em mundos virtuais. 2015. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5083 . Acesso em: 07 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2015.897

WRIGHT, John; KNIGHT, Victoria; EDWARDS-BOWYER, Meghan. Video prompting to teach robotics and coding to middle school students with Autism Spectrum Disorder. Journal of Special Education Technology, v. 36, n. 4, p. 187-201, 2021. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0162643419890249. Acesso em: 05 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1177/0162643419890249

ZAUDERER, Steven. 69+ Autism Statistics: How Many People Have Autism? Cross River Therapy, 2 de maio de 2022. Disponível em: https://www.crossrivertherapy.com/autism-statistics. Acesso em: 27 jun. 2023.

ZEDNIK, Herik; TAKINAMI, Olga; BRASIL, Ronald; SALES, Selma Bessa; ARAUJO, Sibere. Contribuições do Software Scratch para Aprendizagem de Crianças com Deficiência Intelectual. In: Anais do XXV Workshop de Informática na Escola. SBC, 2019. p. 394-403. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/13187. Acesso em: 21. maio.2023. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.394

Publicado

21/08/2024

Como Citar

Alves Lima, N., Barros David, P., & Lima Leite Mendes, D. L. (2024). O uso do Scratch no desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais de estudantes autistas: uma revisão sistemática. Educação Em Foco, 27(52), 1–26. https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.8022