Estudo e criação de um banco de atividades de práticas de letramento digital para disponibilização na Escola de Ensino Médio Lauro Rebouças de Oliveira
Resumo
Este trabalho relata o processo de criação de um banco de atividades de letramento digital para o ensino de Língua Portuguesa na E.E.M. Lauro Rebouças de Oliveira. O objetivo principal foi apresentar aos professores um método diferente de ensino que pudesse auxiliar na leitura, escrita e análise linguística de textos que circulam em nossa sociedade usando recursos digitais. A fundamentação teórica considerou, basicamente, os apontamentos de Soares (2002) e Terra (2013) sobre alfabetização e letramento; Lorenzoni (2016) a respeito da gamificação; e Kenski (2001) quanto à utilização das novas tecnologias na educação. Propusemos a produção de um material que possibilitasse ao professor um trabalho diferenciado, buscando facilitar o ensino de gêneros textuais usando plataformas digitais e tecnológicas. Metodologicamente e em caráter experimental e inicial, utilizamos o Power Point, explorando os recursos dos quais esse programa dispõe para a criação de um jogo da memória em que pudesse ser trabalhada a interpretação do gênero charge de modo mais interativo. Previamente, constatamos que o processo de aprendizagem dos alunos pode ser aperfeiçoado quando se proporciona ao professor de língua materna novas formas de ensino de leitura, escrita e análise linguística a partir das tecnologias digitais já existentes.
Palavras-chave: Letramento digital; Tecnologias digitais; Aprendizagem; Gêneros textuais; Língua materna.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mal-Estar e Sociedade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.
