Pedagogia/educação social nas (novas) práticas socioeducativas
Osmose do ‘encontro’ e da convivência na intervenção
Resumo
O estudo, de metodologia hermenêutica, reflete a Pedagogia Social (PS) e as áreas de intervenção nos novos contextos atuais, tomando Educação Social (ES) como seu objeto de prática de socialização. Imbricamos essas práticas pelo encontro, que constitui o impulsionador da convivência e das relações humanas, perante as problemáticas humanas. O marco conceptual deambula entre a abordagem aos fundamentos da PS e ES e à articulação com outras áreas disciplinares. Norteamo-nos pelos seguintes objetivos: compreender a PS e ES nos novos contextos da sociedade; determinar o papel da PS/ES na inclusão cultural, educativa e geracional; relacionar a PS com a multiplicidade de pedagogias e expropriação dos saberes; valorizar a intervenção da ES através da pedagogia do encontro e da convivência na melhoria da formação e aprendizagem do cidadão, valorizando-se a vertente dialógica; valorizar a PS/ES nas exigências do aprender a ser, aprender a estar e a conviver através do encontro. O texto divide-se em quatro pontos relacionados com papel da PS e ES no cenário atual gerador de metamorfoses/emergências socioculturais, de multiplicidade de pedagogias e saberes. O desafio da PS assenta no papel da pedagogia do encontro e da convivência, ao nível da intervenção, no ideal educativo de cidadão global.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






