Percepções dos adolescentes portugueses do 3.º Ciclo do Ensino Básico sobre as situações de indisciplina escolar na aula (Estudo de Caso)
Palavras-chave:
Indisciplina escolar, Estatuto disciplinar do aluno, ; Ensino básico, Intervenção socioeducativa, Plano prevenção escolarResumo
Procuramos contribuir para analisar as situações de indisciplina em contexto de sala de aula, cuja dimensão e contornos deste fenómeno são tão frequentes nas escolas, sendo uma preocupação para professores, pais e alunos e que determinam planos estratégicos de prevenção e combate. A pesquisa de metodologia quantitativa, realizada em 2023 teve como base o estudo de caso (8º ano escolaridade) ancorando-se na prevalência dos atos de indisciplina nos alunos portugueses (amostra por conveniência N=25) dum Agrupamento de Escola. Trata-se dum estudo cariz exploratório, transversal, descritivo, analítico e explicativo, norteado pelos seguintes objetivos: Compreender conceitos ‘disciplina-indisciplina’ e infrações às regras disciplinares impostas; Analisar causas/fatores condicionantes da indisciplina escolar; Conhecer as representações dos alunos sobre atos indisciplinares; Conhecer medidas/estratégias promovidas pela escola como forma de prevenção; Envolver mais os pais no conhecimento das regras disciplinares. As técnicas de recolha de dados assentaram: observação documental com análise de conteúdo (projeto educativo, dossiê de turma); observação participante (registos); inquérito por questionário aos alunos (itens) e tratamento estatístico; entrevista semiestruturada professores (N=2). Os resultados obtidos confirmaram que a indisciplina é uma prática corrente na aula, com perceções distintas pelos alunos em relação ‘graus de gravidade’ dos seus comportamentos, que diferem da perceção dos professores.
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