Percepções dos adolescentes portugueses do 3.º Ciclo do Ensino Básico sobre as situações de indisciplina escolar na aula (Estudo de Caso)
Palavras-chave:
Indisciplina escolar, Estatuto disciplinar do aluno, ; Ensino básico, Intervenção socioeducativa, Plano prevenção escolarResumo
Procuramos contribuir para analisar as situações de indisciplina em contexto de sala de aula, cuja dimensão e contornos deste fenómeno são tão frequentes nas escolas, sendo uma preocupação para professores, pais e alunos e que determinam planos estratégicos de prevenção e combate. A pesquisa de metodologia quantitativa, realizada em 2023 teve como base o estudo de caso (8º ano escolaridade) ancorando-se na prevalência dos atos de indisciplina nos alunos portugueses (amostra por conveniência N=25) dum Agrupamento de Escola. Trata-se dum estudo cariz exploratório, transversal, descritivo, analítico e explicativo, norteado pelos seguintes objetivos: Compreender conceitos ‘disciplina-indisciplina’ e infrações às regras disciplinares impostas; Analisar causas/fatores condicionantes da indisciplina escolar; Conhecer as representações dos alunos sobre atos indisciplinares; Conhecer medidas/estratégias promovidas pela escola como forma de prevenção; Envolver mais os pais no conhecimento das regras disciplinares. As técnicas de recolha de dados assentaram: observação documental com análise de conteúdo (projeto educativo, dossiê de turma); observação participante (registos); inquérito por questionário aos alunos (itens) e tratamento estatístico; entrevista semiestruturada professores (N=2). Os resultados obtidos confirmaram que a indisciplina é uma prática corrente na aula, com perceções distintas pelos alunos em relação ‘graus de gravidade’ dos seus comportamentos, que diferem da perceção dos professores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.
