A formação do professor de Psicologia: um estudo dos editoriais da "Revista Psicologia: Ensino & Formação" entre 2010 e 2015
Resumo
No Brasil, a história do ensino de psicologia é marcada por controvérsias na legislação e na organização de seu sistema educacional. Nesse contexto, pouco se discute sobre a licenciatura em psicologia – uma das modalidades de graduação – e tem-se dificuldade na definição do perfil profissional do licenciado. Neste artigo, realiza-se uma pesquisa documental em corpus construído com editoriais da revista Psicologia: Ensino & Formação, publicados pela Associação Brasileira de Ensino da Psicologia entre 2010 e 2015. Como resultados, apresentam-se as estratégias discursivas de construção das posições de autor e de leitor e descrevem-se os enunciados relacionados aos descritores psicologia, formação em psicologia, ensino de psicologia e professor de psicologia divulgados em editoriais desse periódico científico. Espera-se contribuir para a reflexão contemporânea sobre as formas de atuação do psicólogo em seus diálogos com a Educação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este texto deverá ser transferido, via “Documentos suplementares”, no momento em que o autor receber a notificação de que seu texto foi aprovado. Para isso o autor deverá preencher e assinar o termo de próprio punho antes de transferi-lo digitalizado.