A formação do professor de Psicologia: um estudo dos editoriais da "Revista Psicologia: Ensino & Formação" entre 2010 e 2015
Resumen
No Brasil, a história do ensino de psicologia é marcada por controvérsias na legislação e na organização de seu sistema educacional. Nesse contexto, pouco se discute sobre a licenciatura em psicologia – uma das modalidades de graduação – e tem-se dificuldade na definição do perfil profissional do licenciado. Neste artigo, realiza-se uma pesquisa documental em corpus construído com editoriais da revista Psicologia: Ensino & Formação, publicados pela Associação Brasileira de Ensino da Psicologia entre 2010 e 2015. Como resultados, apresentam-se as estratégias discursivas de construção das posições de autor e de leitor e descrevem-se os enunciados relacionados aos descritores psicologia, formação em psicologia, ensino de psicologia e professor de psicologia divulgados em editoriais desse periódico científico. Espera-se contribuir para a reflexão contemporânea sobre as formas de atuação do psicólogo em seus diálogos com a Educação.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






