Letramento digital nas aulas de língua portuguesa: sugestões de atividades com base nas práticas com metodologia ativa e cultura maker

Autores

  • Nathália Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais
  • Celso Luiz de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Resumo

Este trabalho tem como proposta a elaboração de atividades para trabalhar a Língua Portuguesa de modo interativo em turmas de 8° e 9° anos do ensino fundamental II. Para isso, serão trabalhadas duas abordagens educacionais fundamentadas em pressupostos teórico-metodológicos das metodologias ativas e do movimento maker. Voltados para um trabalho com o letramento digital e os gêneros digitais, sugerimos atividades para aulas de Língua Portuguesa a partir de práticas educacionais nas quais o aluno possa interagir diretamente com o objeto e com a comunidade. Desse modo, com base em práticas interacionistas e com habilidades sugeridas pela BNCC a cada etapa de ensino, sugerimos ao final desse estudo a criação de um dicionário com verbetes da nova geração para alunos do 8° ano e um projeto com o objetivo de criação de perfis em redes sociais para a divulgação de artistas e eventos locais com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II.

Biografia do Autor

Celso Luiz de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Doutor em Modelagem Matemática e Computacional pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

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Publicado

2025-04-23