Letramento digital nas aulas de língua portuguesa: sugestões de atividades com base nas práticas com metodologia ativa e cultura maker
Abstract
Este trabalho tem como proposta a elaboração de atividades para trabalhar a Língua Portuguesa de modo interativo em turmas de 8° e 9° anos do ensino fundamental II. Para isso, serão trabalhadas duas abordagens educacionais fundamentadas em pressupostos teórico-metodológicos das metodologias ativas e do movimento maker. Voltados para um trabalho com o letramento digital e os gêneros digitais, sugerimos atividades para aulas de Língua Portuguesa a partir de práticas educacionais nas quais o aluno possa interagir diretamente com o objeto e com a comunidade. Desse modo, com base em práticas interacionistas e com habilidades sugeridas pela BNCC a cada etapa de ensino, sugerimos ao final desse estudo a criação de um dicionário com verbetes da nova geração para alunos do 8° ano e um projeto com o objetivo de criação de perfis em redes sociais para a divulgação de artistas e eventos locais com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II.
Downloads
Published
Issue
Section
License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






