As ações de liberdade: considerações teórico-metodológicas
Abstract
Neste artigo versa-se sobre a composição documental de uma ação de liberdade, bem como sua importância histórica e sociológica para o estudo das movimentações escravas dentro da sociedade na esfera jurídica e cotidiana em busca da conquista da liberdade. E, desta maneira, para a afirmação de supostos “direitos” sociais e civis forjados no campo do costume e formalizados pela lógica jurídica. Afirmação civil esta, seja no escopo e contexto legislativo das Ordenações Filipinas, seja na orientação jurídico-liberal implementada por juristas, intelectuais e legisladores no século XIX, no contexto da construção do Estado Nacional brasileiro. Procede-se a uma abordagem teórico-metodológica, bem como das possibilidades e limites das ações de liberdade no concernente à pesquisa histórica sobre a luta dos escravos pela liberdade, como à análise do universo jurídico e profissional de intelectuais e autoridades do campo jurisdicional em seus contextos existenciais.Published
Issue
Section
License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






