Moda erótica em foco: fetiche e body art como intervenção fetichista
Abstract
O recorte deste estudo expõe por finalidade ilustrar as temáticas de fetiche e body art, através de bibliografias específicas, e mostrar como esses conceitos se relacionam através de elementos em comum: o corpo enquanto objeto central, suscetível a diversas experimentações como forma de superação e satisfação individual. A frente de uma sociedade que preserva raízes no conservadorismo, o debate no que tange a assuntos relacionados à sexualidade culminam em recusa e julgamentos errôneos pelo senso comum, reprimindo então o uso de acessórios e instrumentos para realizarem suas fantasias sexuais e qualquer método que desperte erotização no indivíduo. Nesse contexto e tendo por atores a moda e o design, emerge a possibilidade de criação de mecanismos redutores das barreiras que há entre o indivíduo e o universo erótico, provocados através de peças que traduzam a identidade erótica e o anseio resguardado em se usar uma roupa íntima que desperte, minimamente, sensualidade. Aspecto semelhante ao entendido por sagrado versus profano de Jaluska e Junqueira (2012). Assim, confeccionou-se após o recebimento dos questionários uma coleção de cinco (05) looks detentores de elementos visuais presentes no mundo subversivo do fetiche e donos de características da body art através de recortes e formas geométricas, cultivando a volúpia feminina e masculina bem como os apontamentos dos pesquisados. A metodologia aplicada nesta observação abrangeu inicialmente a pesquisa bibliográfica por meio do levantamento e seleção de documentos como livros, artigos, revistas, dissertações sobre os temas expostos e posteriormente pesquisa de campo, utilizando da aplicação de um questionário psicossocial para traçar o perfil do público alvo e seu interesse/curiosidade no que refere ao bojo do fetiche. Por fim, o desenvolvimento desta análise beneficiou compreender como o ser humano se relaciona com o seu corpo e as diferentes formas que reagem aos estímulos externos, promovendo um conhecimento das práticas corporais que lhe proporcionam prazer, representadas aqui por vestes próprias do carro-chefe deste trabalho.Downloads
Published
Issue
Section
License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






