Uma análise interpretativa sobre garatujas e desenhos das crianças
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo, refletir sobre a importância da garatuja e do desenho na infância; esse processo acontece durante todo o crescimento das crianças, perpassa por fases e tem múltiplos significados, que podem ajudar diferentes profissionais entenderem melhor o que a criança quer expressar. Realizamos uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como Philippe Greig, René-Lucien, Maria Heloísa e Maria F. de Rezende, bem como um estudo de caso tendo um quantitativo de 20 crianças e 25 desenhos analisados. Coletamos expressões artísticas em traços de crianças de diferentes idades, interpretamos os mesmos com base nos estudos realizados e identificamos características pessoais, sentimentos, gostos, medos e outros dados de cada uma. Procuramos enfatizar que quando o pedagogo sabe mobilizar e mediar seus alunos durante esse processo, pode os ajudar de forma significativa, porque o esquema visual estimula as crianças a expressarem suas emoções, trabalha os sentimentos, a criatividade, o real e o imaginário, a coordenação motora, o esquema corporal, entre outros. Os menores, no esboço de suas garatujas e desenhos, representam de certa forma um pouco de si próprios; merecendo de nós, profissionais da pedagogia, a atenção e o carinho, perante seu momento de descobertas neste mundo fantástico da imaginação e criação. É preciso cuidar, tentar entender e manter, para que com a pureza da garatuja e do desenho, no futuro se tornem indivíduos críticos, letrados e conscientizados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






