Aspectos da linguagem na criança com Síndrome de Down: influências no processo da fala e alfabetização
Abstract
O presente estudo objetiva investigar os aspectos da linguagem no processo da aquisição da fala e na alfabetização da criança com síndrome de Down. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, com fontes baseadas em artigos científicos, dissertações e teses. A Síndrome de Down é o distúrbio cromossômico mais comum e uma causa importante de graus variáveis de deficiência intelectual. Esse distúrbio cromossômico traz dentre muitas alterações, em especial para o nosso estudo, a dificuldade na aquisição da linguagem e no processo de alfabetização. A aprendizagem de pessoas com Síndrome de Down ocorre de forma mais lenta, quando comparada a pessoas sem deficiência qualquer, assim, as dificuldades mais comuns são: manter a atenção e continuar com a atividade específica; reter informações; situar estas informações no tempo e no espaço; elaborar um pensamento abstrato. Nesse contexto, todo o aprendizado deve ser estimulado a partir do concreto, sem pular etapas, necessitando de instruções visuais e situações reais, para que a pessoa com Síndrome de Down consolide suas aquisições.Downloads
Published
Issue
Section
License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






