O papel das estratégias argumentativas na construção de um comunicado político
Resumen
O objetivo deste artigo é descrever as estratégias argumentativas utilizadas na produção de um comunicado oficial, com o qual o prefeito de uma cidade busca defender-se da acusação de irregularidades no fornecimento de merenda escolar. Utilizando contribuições da Teoria da Argumentação na Língua e da Teoria dos Topoi, essa descrição evidencia que o produtor do comunicado se valeu de um conjunto de recursos linguísticos, empregados estrategicamente com a função de levar o leitor a concluir pela sua inocência. Por meio da descrição, verifica-se que o emprego desses recursos constituiu uma evidência de que a argumentação não diz respeito a apenas um nível do texto ou a fatores externos a ele, mas constitui uma evidência de que a argumentação está inscrita na própria língua.
Palavras-Chave: Teoria da Argumentação na Língua; Teoria dos Topoi; estratégias argumentativas; práticas sociais; discurso político.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






