Os senhores do Caminho Novo: notas sobre a ocupação da Borda do Campo no século XVIII
Resumo
A ocupação da Borda do Campo esteve inextricavelmente ligada ao circuito mercantil do Caminho Novo. Os pioneiros moradores da Borda do Campo enraizaram-se na região, concentrando terras e controlando as rotas comerciais do mercado interno. Os primeiros proprietários dedicaram-se à agricultura e à pecuária, estabeleceram ranchos para suprimento dos viajantes, lançaram-se ao comércio e ao transporte de tropas. Ao ocuparem e cultivarem as terras e integrarem-se à “malha mercante” do Caminho Novo, transformaram-se em “senhores do Caminho” e promoveram o desenvolvimento da região de Barbacena.
Palavras-Chave: Caminho Novo; povoamento; mercado interno; Borda do Campo; século XVIII.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






