O papel das expressões “com efeito” e “seja como for” na conexão textual
Abstract
Apresentamos neste artigo um estudo sobre o uso das expressões “com efeito” e “seja como for”, a partir da análise de um texto em que elas ocorrem, realizada com base no Modelo de Análise Modular do discurso (MAM). Inicialmente apresentamos o MAM e a forma como ele estuda as relações de discurso e suas marcas. Em seguida, analisamos o texto, focalizando trechos em que ocorrem essas expressões. Primeiro, estudamos o emprego das expressões; em seguida, estudamos as relações específicas que elas sinalizam, considerando suas propriedades sintáticas e semânticas e as funções pragmáticas dos seus diferentes usos em texto. Finalmente, expomos os resultados alcançados até o momento, que sustentam a hipótese de que essas expressões assumem no texto uma função conectiva.Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






