Mercantilização da felicidade humana
Resumen
O presente trabalho aborda a busca da felicidade pelo homem contemporâneo imerso na cultura de consumo. Buscou-se, por meio de pesquisa bibliográfica, discutir e refletir acerca das mudanças de significado de felicidade ao longo da História e, também, sobre como ela tem sido caracterizada e buscada na contemporaneidade. Foi constatado que a estreita ligação entre o significado de felicidade e o consumo como se configura hoje, ocorreu devido aos desdobramentos políticos e econômicos que vem se sucedendo desde o século XIX. Foi possível também verificar que a felicidade se tornou uma obsessão, ao passo que qualquer vestígio de tristeza e angústia passou a ser repudiado. Nesta pesquisa também foram analisados os ditos “facilitadores” da felicidade, tais como psicofármacos que prometem extirpar sentimentos que se opõem à felicidade. Sendo assim, a cultura da felicidade, imbricada ao consumo atingiu particularidades humanas inimagináveis, tornando tudo, ainda que impalpável, passível de ser comprado.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






