Memória e comunidade quilombola: uma via de sentido entre o passado e o presente
Resumen
O presente artigo é fruto de uma série de experiências relacionadas ao Projeto de extensão interface com a pesquisa da Universidade do Estado de Minas Gerais “A construção do Perfil da Comunidade Quilombola dos Candendês”. Expressaremos neste escrito algumas características, motivações e experiências vividas através do contato com essa comunidade e com o contexto de sua localização. As relações entre memória, identidade, sentido e cultura na vida social de um povo, tem se mostrado como um conjunto estrutural importante para a sua emancipação. A relação responsável entre o que é particular e o que é público, pode ordenar via memória, um viés coeso para se compreender dado fenômeno ou realidade e também para fortalecer o seu perfil enquanto grupo específico.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






