Renda básica de cidadania: importante recurso na luta por justiça social
Resumen
Combater as desigualdades sociais é um dos principais desafios da contemporaneidade. Segundo dados apresentados por instituições internacionais como o Banco Mundial e a ONU, milhões de pessoas em todo o planeta estão abaixo da linha de pobreza e se encontram em regime de subnutrição e carência alimentar. Diante dessa realidade, é imprescindível apresentar propostas sólidas e pragmáticas para se fomentar uma sociedade mais justa. Nessa perspectiva, no presente trabalho são destacados os principais argumentos que defendem a criação de uma renda básica de cidadania incondicional e indiscriminátoria. Também são abordados exemplos de aplicabilidade das políticas de rendimento básico no mundo, notadamente o caso do estado norte-americano do Alasca, e no Brasil, onde desde outubro de 2008 uma ONG concede um benefício mensal a moradores de uma comunidade rural do estado de São Paulo.
Palavras-chave: renda básica de cidadania; políticas sociais; Fundo Permanente do Alasca; lei n. 10.835/2004; ReCivitas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






