Racismo Ambiental
negação da cidadania
Abstract
Diante de um mundo dinâmico e heterogêneo, as mudanças culturais e sociais que ocorrem são inevitáveis. As relações são essenciais e o espaço social é construído diariamente por diferentes realidades, nada mais comum que surja uma diversidade e pluralidade cultural no ambiente escolar. É necessário que o docente tenha sensibilidade para abraçar a realidade o qual está inserido, por isso, ao estudar a disciplina Ensino, Cultura e Meio Ambiente com o professor Celso Vallin, pelo Mestrado Profissional em Educação na Universidade Federal de Lavras, foi possível vislumbrar as inúmeras oportunidades que abrangem esse componente curricular. O meio ambiente é um tema tão recorrente na atualidade, que o seu conhecimento se torna superficial e raso, podemos ouvir muito sobre o mesmo, sem nos apropriarmos e nem inseri-lo de forma efetiva no nosso dia a dia. Exatamente por acreditar que o meio ambiente se reduziria ao desmatamento, lixo, queimadas, poluição, etc, eu não tinha muitas expectativas para a disciplina. Acreditava que iria apenas estudar um pouco dos conceitos, a preservação e conservação do meio ambiente. Porém, a cada aula, nas trocas de experiências e conhecimento, descobri que compreendia mal esse conceito, minimizando determinados elementos. Existe uma vasta gama de possibilidades de se trabalhar a educação ambiental de forma integral e total, na contemporaneidade. O aluno sempre vai trocar informações de formas variadas, e caberá ao professor explorar o meio ambiente de diferentes maneiras.Foi possível observar a falta de conhecimento e comprometimento com o meio ambiente em nossa vida e na formação docente, e como podem ser enriquecedoras e significativas as experiências advindas desses aspectos. Quando nos propusemos a escolher um problema de pesquisa ligado a uma ação na escola referente aos temas estudados na disciplina, me senti um pouco perdida.
Palavras-chaves: Ambiente; cidadania; racismo; educação
Downloads
Published
Issue
Section
License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






