Equidade e inclusão curricular mediadas por recursos didáticos
Resumen
O presente artigo traz em seus procedimentos a seguinte questão: - Como a arte pode contribuir para a inclusão na formação de professores através das diferenças? O trabalho reposiciona os conceitos de corpo e de formação por meio de um estudo de caso, propondo deslocamentos na formação de professores que atuam na escola básica. Ao colocar o leitor em contato com o processo do campo, a escrita apresenta um exercício de práticas inclusivas nas licenciaturas pela via do corpo, focalizando a acessibilidade a partir da inserção da arte na profissionalização docente. Para além do uso instrumental dos recursos didáticos no processo de escolarização, o presente estudo tem como objetivo gerar alternâncias nas relações teoria/prática mediante um relato de experiência exercitado entre professores/as em processo de aprendizagem para a docência. Problematizamos, nesse artigo, a potência de recursos didáticos capazes de reposicionar as concepções tradicionais de docência e que permitem uma construção de conhecimento por meio das diferenças. Para essa finalidade, a política de narratividade do texto estabelece vizinhanças conceituais com a formação por meio da experiência, da arte e do corpo, tendo como fio condutor desse diálogo as filosofias da diferença de Deleuze, Guattari e o método de pesquisa de campo da cartografia. O trabalho produz efeitos curriculares na formação docente, trazendo contribuições para o ensino mediadas pela equidade curricular ao tocar em questões das diferenças, das artes visuais, do corpo, do gênero, da política e da construção de conhecimento de um modo inclusivo e multidisciplinar.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






