“As vilas ativas”: a inserção social dos livres de cor e o desafio da ordem social na vila de São João del-Rei (1790-1822)
Resumen
A abundância de ouro encontrado na região das Minas e o desenvolvimento de uma economia comercial promoveram o aparecimento de uma sociedade urbana, que atraía grandes fluxos populacionais, permitindo o crescimento dos setores médios e dos desclassificados. Os livres de cor estavam presentes na sociedade mineradora e perturbavam os interesses da Coroa e dos proprietários de escravos, o que é perceptível nas legislações que os impediam de comercializar e participar das administrações locais. A população diversificada das minas, por seu turno, visava superar a pobreza e o estigma social. Alguns livres de cor alcançaram inserção social e integraram econômica e politicamente a sociedade da Vila de São João del-Rei. Propõe-se, pois analisar o papel da Câmara como reguladora do poder local e a inserção de alguns livres de cor no “espaço público” são-joanense.
Palavras chaves: câmaras, livres de cor, Vila de São João del Rei.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






