A pesquisa participativa na economia solidária como fator de desenvolvimento social
Resumo
O presente artigo tem como objetivo estabelecer relações teóricas entre os pressupostos da economia solidária e da pesquisa participativa, com vista a compreensão de que é possível fazer pesquisa considerando a ética da solidariedade, a convivência humana, a capacidade política, além da valorização do sujeito coletivo e a intervenção no espaço social. Para tanto o texto será apresentado em três partes, a primeira sobre pesquisa participante, a segunda sobre economia solidária e a terceira sobre a relação entre economia solidária e pesquisa participante. Percebemos que a pesquisa participativa talvez seja a maneira mais próxima daquilo que socialmente esperamos do fazer pesquisa e ciência, coaduna com os princípios da economia solidária e pode provocar intervenções sociais com vistas a autonomia de grupos marginalizados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






