A crítica de Nietzsche à Cultura Ocidental a partir do significado dos Ideais Ascéticos
Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar a crítica de Nietzsche à cultura ocidental e sua relação com os ideais ascéticos. Partimos da perspectiva nietzscheana de que a cultura ocidental vive uma decadência em função dos valores estabelecidos pela tradição. Homens que já apresentavam uma desorganização hierárquica de forças, diante do horror ao vácuo, diante da falta de sentido da existência, buscaram subterfúgios que possibilitaram alívio ao sofrimento imanente à realidade trágica e ao mesmo tempo afirmação da vontade de poder. Para tanto, apegaram-se a ideais ascéticos como referência para criar valores antinaturais e esperanças metafísicas, dentre eles o conceito Deus. Diante do horror ao vácuo surge a necessidade de buscar respostas e alívio para o sofrimento. Utilizam-se, então, de uma manipulação idealizadora da vida, acreditando existir uma finalidade para toda a realidade. Surgem, com isso, os ideais ascéticos como subsídios para a construção da cultura, buscando meios de se manipular a realidade enquanto trágica, bem como, o vazio de sentido e finalidade para a existência. Desta feita, adotamos como ponto central a análise da terceira dissertação da Genealogia da moral visando apresentar os ideais ascéticos e sua relação com as principais expressões culturais: arte, filosofia, religião e ciência.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






