Uma cidade e seus crimes: a busca pela reconstrução dos sentidos
Resumo
Buscar a compreensão da cidade é uma tarefa que se realiza a partir de alguns símbolos. A cidade simbólica não se revela ao simples olhar do observador; antes, é preciso escolher suas portas e, a partir delas, percorrer o caminho urbano, munido de uma chave que possa auxiliar na abertura dos sentidos. A linguagem é aqui escolhida como percurso possível para que a cidade se revele. No entanto, ela teima em se ocultar se não for cuidadosamente ouvida. A cidade pode ser ouvida em seus edifícios públicos, na formação de suas ruas, na localização de suas praças, na fala de seus habitantes. A fala, no entanto, é fluida. Buscar ouvir a fala é uma atividade possível. Buscou-se, portanto, os seus registros. Considerando que a cidade - para além de se conformar como topos privilegiado da realização do ideal humano de civilização - é um lugar de querelas, as falas foram buscadas naqueles documentos preservados que revelam os desentendimentos: processos criminais. Essa é a porta. As acusações, as defesas, as denúncias: tudo isso revela um lado importante da cidade – o lado obscuro que se quer esconder. No presente artigo, propomo-nos a fazer, pela via do discurso autorizado pela Justiça, uma compreensão da cidade que tem como ponto de partida os suburbanos, aqui tidos como aqueles que se postaram alheios a uma economia (oikonomos) urbana, ou seja, àquilo que faria da cidade a imagem do homem em seu pretenso progresso.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






