Educação e preconceito: o jogo de representação como estratégia de reflexão
Abstract
Pretendendo participar do projeto coletivo de criação de métodos de abordagem do preconceito como tema, este trabalho investiga as possibilidades de uso educacional do jogo de representação (role playing game - RPG). Tendo por pressuposto teórico que o preconceito é um problema generalizado nas relações humanas, que se constitui e se reproduz por meio de mecanismos psicológicos e culturais específicos e que a educação formal é uma de suas instâncias reprodutoras, foi utilizado um jogo de representação com professoras de ensino fundamental de uma escola estadual de Bauru (SP). Definido o objetivo de explorar o potencial desse jogo como propiciador de sensibilização, reflexão e conscientização, foi proposto um jogo durante o qual as participantes tiveram a oportunidade de interpretar as reações de professores fictícios diante de um caso de exclusão social.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






