A Ética dos prazeres em Aristóteles: um estudo a partir da "História da sexualidade", de Michel Foucault
Resumen
Este artigo tem como objetivo examinar a questão dos prazeres na Ética a Nicômaco de Aristóteles, procurando elucidar as razões e as maneiras pelas quais a sexualidade constituiu-se como um campo de preocupação moral na Antiguidade grega. Para isso, utilizamos o esquema de análise proposto por Michel Foucault no Volume II de sua História da Sexualidade (O uso dos prazeres). De um modo geral, esse esquema baseia-se na distinção entre os aspectos de “código”, de um lado, e as “práticas de si” e “formas de subjetivação”, de outro. Importa, seguindo Foucault, analisar as “prescrições”, os “sistemas de regras e valores”, à luz das diferentes formas pelas quais os indivíduos podem encará-los, isto é, conduzirem a si próprios no campo da sexualidade e dos prazeres em geral. É dessa distinção que a reflexão moral de Aristóteles recebe alguns de seus sentidos, na medida em que é do “uso dos prazeres”, muito mais do que da definição estrita do “permitido” e do “proibido”, que se trata no processo de constituição do sujeito moral. Na última parte do artigo, tenta-se mostrar algumas das articulações possíveis entre Ética e Política no pensamento do filósofo estagirita, a partir da problemática dos prazeres e da sexualidade.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






