Espaço e poesia: das geografias imaginadas
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo compreender como a poesia, enquanto fenômeno instaurador de sentido, se manifesta no espaço urbano. Para isso, realizamos uma série de entrevistas com moradores de São João del-Rei, visando compreender os diferentes modos como os habitantes dessa cidade se relacionam, de forma poética e afetiva, com seus espaços urbanos. Esse corpus, formado pelas entrevistas, foi problematizado, levando em conta o conceito de imagem poética tal como se encontra na obra de Gaston Bachelard, destacando e desenvolvendo as considerações desse autor acerca das imagens poético-espaciais. Também trabalhamos a ideia de cidade enquanto obra de arte conforme Argan (2005). O resultado dessa análise permitiu criarmos um mapa afetivo e literário dos espaços urbanos de São João del-Rei. Pretendemos que esse mapa contribua para as discussões a respeito das políticas de preservação do patrimônio cultural, já que esse é um assunto de grande atualidade e importância para a região. Nesse sentido, a pesquisa também visa complementar outros trabalhos desenvolvidos anteriormente, nos quais também buscamos compreender a dinâmica própria da cidade. Dentro desse contexto, o presente artigo enfoca a questão da espacialidade e de sua relação com a poesia: primeiro analisando a espacialidade urbana em geral e, em seguida, partindo para os espaços são-joanenses propriamente ditos.
Palavras-chave: Imagem poética; espaços urbanos; mapas afetivos; São João del-Rei.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






