A manifestação do “numinoso” em Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres de Lispector: uma reflexão do sagrado a partir da teoria Ottoniana
Abstract
No presente artigo aborda-se um texto literário de uma das maiores escritoras brasileiras, Clarice Lispector. Sua obra Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres (1969) reflete passagens em que a jovem protagonista Lóri, em contato com o mar, é potencializada pela presença do sagrado; é o encontro entre o homo symbolicus e o numinoso manifestado pelo encanto das águas do Grande Mar. Refletiremos sobre o fragmento da obra a partir do referencial teórico-fenomenológico de Rudolf Otto que nos fornece elementos para a compreensão do sagrado.
Palavras-chave: sagrado; numinoso; símbolo.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






