Juventude e teatro na escola: entre autonomia e dependência
Abstract
O objetivo deste artigo é apresentar análise das relações entre jovens e a escola pública em que cursam o Ensino Médio, em que vivenciam um processo de sociabilidade e interações profícuas num grupo de teatro. Nossa pesquisa foi realizada junto a estudantes de uma escola da região do Campo das Vertentes, no Estado de Minas Gerais, com o objetivo de analisar motivações e dinâmicas que envolviam o grupo de teatro, bem como conflitos e diálogos entre profissionais da escola e estudantes. Metodologicamente utilizamos observações de campo nas reuniões do grupo durante o segundo semestre do ano de 2019, além de entrevistas individuais com os membros do teatro, em 2020. Os resultados indicam que apesar da autonomia do grupo em suas reuniões, os jovens sentiam falta da presença e da legitimidade dos profissionais da escola em suas atividades, o que demonstra expectativa de um ambiente mais dialógico. O trabalho revela que o espaço de sociabilidade do teatro é de suma importância para manifestação de suas culturas juvenis.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






