Diante de Pedro Moraleida: análise de uma arte incômoda
Resumo
Este artigo foi despertado pela exposição Faça você mesmo a sua Capela Sistina, do artista mineiro Pedro Moraleida (1977-1999), realizada na Belo Horizonte de 2017. A mostra aconteceu no Palácio das Artes, equipamento cultural ligado ao governo do estado de Minas Gerais, e foi acompanhada de diversas manifestações contrárias à sua realização, promovidas por grupos religiosos da capital mineira. Este estudo teve como objetivo refletir sobre as características de algumas obras do artista, baseando-se em referências bibliográficas, para aprender sobre os incômodos gerados por elas. A preservação da memória de Moraleida pode ser estimulada por esta pesquisa, além da reflexão sobre a recepção da arte que provoca polêmicas. Foi identificado que o artista transitou entre o erotismo, o humor e os abjetos, concluindo-se que tais escolhas se opõe diretamente ao desejo dos fiéis que pretendiam dar manutenções na estética e narrativas da cultura cristã, com vias de garantir a sua soberania.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






