A educação especial na rede estadual de ensino do estado de Minas Gerais: um estudo sobre as resoluções SEE/MG 4.256/2020 E SEE/MG Nº 5.109/2024.
Abstract
Este artigo analisa a política educacional de atendimento aos estudantes com necessidades educacionais especiais (NEEs) , na rede estadual de ensino do Estado de Minas Gerais. Nesse sentido foi feito um estudo na legislação brasileira que dispõem sobre o tema. As resoluções SEE/MG nº 4.256/2020 e a nº 5.109/2024, que em seus artigos garantem o direito à educação inclusiva, adaptando o currículo e as práticas pedagógicas para atender os estudantes com necessidades especiais. Estabelecem a importância do atendimento educacional especializado (AEE) e orienta seu funcionamento. A formação continuada dos profissionais é enfatizada, assegurando que docentes e especialistas estejam preparados para promover a inclusão. Especifica os trabalhos realizados pelos professores de apoio à comunicação, Mostra que existem diferenças de atribuições entre as dos professores especialistas e do AEE. Especificado também as atribuições dos professores regentes de turmas e de conteúdo. Preveem a existência de uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, pedagogos e assistentes sociais atuando dentro das escolas especiais. As resoluções refletem o compromisso do Estado com uma educação inclusiva, promovendo uma cultura de respeito à diversidade e desenvolvimento integral dos estudantes.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






