Qualidade de vida no trabalho através da prática do Yoga: relato de prática extensionista em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em Minas Gerais
Palavras-chave:
Práticas integrativas e complementares, Saúde no Trabalho, Promoção à saúde, Educação em SaúdeResumo
A utilização de práticas não convencionais em ambiente laboral tem sido apontada pela literatura como estratégia de promoção de bem-estar físico e mental. Objetivou-se realizar ação extensionista interventiva com a prática de Oficinas de Yoga realizada com trabalhadores de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no estado de MG, sendo considerado uma ferramenta incentivadora para a melhoria da saúde e da Qualidade de Vida no Trabalho. Optou-se pela prática de dez Oficinas de Yoga com a participação de docentes, técnicos em educação e estagiário do serviço envolvido. Os resultados pareceram indicar benefícios direcionados à promoção da saúde, em nível pessoal e profissional a ser entendido como uma estratégia para a Qualidade de Vida no Trabalho em instituições de ensino. Concluiu-se que os participantes deste projeto puderam experimentar a promoção do relaxamento, o aumento da concentração, a flexibilidade, a melhora postural, o autoconhecimento e a autopercepção.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






