Protagonismo negro na literatura infantil: um projeto em construção
Resumo
O presente trabalho busca na literatura infantil de autoria negra identificar um projeto contra o racismo e a valorização do negro, à medida que essa produção cria narrativas protagonizadas por personagens negras e discute assuntos importantes referentes à questão identitária e o respeito às diferenças. A metodologia de abordagem sobre o tema embasou-se nas reflexões propostas por Silvio Almeida (2019) e Silva (2006), na experiência da criação literária de A fada da Diferença e na leitura de Minha Mãe é negra sim (2008), de Patrícia Santana, para pensar a importância do protagonismo negro nessa literatura infantil, que, de alguma forma, pode contribuir para a valorização da imagem negra, do sentimento de pertencimento e para o combate ao racismo em sala de aula.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.






