Anúncios

Artigos livres

A Revista Histórias Públicas recebe artigos livres em fluxo contínuo. 

Dossiê com chamada aberta

2° semestre de 2026 (jul.dez.)

História, imagens e política  - Organizadores - Douglas Souza Angeli (UEMG) e Wagner da Silva Teixeira (UFTM). 

Cronograma

Submissão até 28/02/2026 [PRORROGADO] - Publicação em Dezembro de 2026. 

Convidamos pesquisadores e pesquisadoras de diversas áreas das ciências humanas a contribuir com o dossiê temático História, imagens e política.  As relações entre história, imagens e política se estabelecem, historicamente, de modos variados, como são igualmente variadas as possibilidades de pesquisa, ensino e difusão do conhecimento histórico sobre as dimensões políticas da vida social através das imagens. Portadoras de signos e alvo de disputas políticas por sentidos, as imagens não são inocentes ou neutras, muito menos uma expressão da verdade, elas traduzem formas de ver e entender o mundo. Disso decorre que seu uso como meras ilustrações costuma não passar impune diante de olhares críticos.

As imagens relacionadas ao poder se tornam fontes históricas quando os historiadores perguntam aquilo que elas não querem mostrar. Foi assim que Lynn Hunt, em Política, cultura e classe na Revolução Francesa, interpretou as imagens presentes em selos e medalhas como indícios da moldura cultural da lógica revolucionária. Por meio da análise de cartazes, charges e outras ilustrações, Rodrigo Patto Sá Motta refinou sua interpretação sobre o imaginário anticomunista na obra Em guarda contra o perigo vermelho.

As imagens são, igualmente, objeto de estudo na História, como a construção da imagem pública de Luís XIV na obra clássica de Peter Burke, A fabricação do rei, e, mais recentemente, a apropriação milenar das imagens dos imperadores romanos estudada por Mary Beard em Doze césares: imagens de poder do mundo antigo ao moderno.

Como os historiadores trabalham com as imagens na sua dimensão política e com a política na sua dimensão imagética? A partir deste questionamento, o dossiê incentiva a submissão de artigos que expressem resultados de pesquisas ou de experiências de ensino, extensão ou história pública de forma mais ampla, que tenham como objeto de reflexão, fonte ou método as imagens na sua relação com os fenômenos políticos em diferentes suportes e recortes temporais e espaciais.