O ronco da cuíca

Estado Novo e contradiscurso através dos fonogramas (1937 – 1945)

Autores

  • Arthur Dupim UERJ

DOI:

https://doi.org/10.36704/rhp.v3i5.8859

Palavras-chave:

Samba, identidade nacional, análise de fonogramas

Resumo

O presente artigo busca compreender as diferentes maneiras que o Estado Novo se apropriou do samba enquanto gênero musical fundamentalmente nacional. De modo que, a partir dos fonogramas mapeados no acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS – RJ) e do Instituto Moreira Salles, entende-se que, apesar do projeto varguista, o samba também empreendeu e veiculou canções que contradizem o discurso estatal de valorização do trabalho e da nação. Para tal reflexão, optamos por realizar a análise de cinco canções compostas entre 1937 a 1945 que, em algum grau, aderiram ou negaram o discurso oficial para compreender as particularidades do projeto cultural varguista e sua aproximação ao samba. Para atingir tal objetivo, o artigo se apoiou, principalmente, nos referenciais teóricos do trabalhismo, cunhado pela historiadora Ângela de Castro Gomes e a ideia de nação e nacionalismo propostas por Benedict Anderson.

Referências

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Publicado

2025-07-11

Como Citar

Dupim, A. (2025). O ronco da cuíca: Estado Novo e contradiscurso através dos fonogramas (1937 – 1945) . Revista Histórias Públicas, 3(5), 125–142. https://doi.org/10.36704/rhp.v3i5.8859

Edição

Seção

Dossiê - O Regime Vargas em Perspectiva