Memórias de uma Ditadura

o diálogo entre cinema, teatro e literatura na representação do trauma coletivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/rhp.v3i6.9319

Palavras-chave:

Arte, ditadura militar, memória histórica, ressignificação

Resumo

O artigo analisa como a arte pode representar e ressignificar os traumas da ditadura militar na América Latina, destacando o papel do teatro e do cinema na preservação da memória histórica. A pesquisa parte da peça Pedro e o Capitão, montada em 2022 na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e do filme Ainda Estou Aqui (2024), para discutir como essas linguagens artísticas denunciam a tortura e a violência, promovendo reflexões sobre o passado e o compromisso com o “nunca mais”. Por meio de um relato de experiência e de uma análise crítica, busca-se evidenciar a capacidade transformadora da arte em ressignificar memórias e fortalecer o diálogo sobre direitos humanos e justiça histórica.

Biografia do Autor

Maria Jade Pohl Sanches, UFBA

Graduada no curso de Teatro Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2015 - 2018). Graduada no curso de Pedagogia - Licenciatura Plena da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) (2019 - 2020). Graduada do curso de Educação Especial Diurno - Licenciatura Plena na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2019 - 2023). Graduanda no curso de Letras - Português e Letras Inglês na Faculdade Estácio de Sá (RJ) (2021 - Atual). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional na Universidade Franciscana (UFN) (2021 - 2022). Especialista em Administração, Orientação e Supervisão Escolar no Instituto Brasileiro de Formação (UNIBF) (2021 - 2022). Especialista em Letras e LIBRAS na Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI) (2021 - 2022). Pós - Graduada em Transtorno do Espectro Autista pela União de Ensino Superior do Vale do Ivaí (UNESVI) (2022 - 2023). Mestranda em Educação com a linha de pesquisa: Linguagem, Subjetivações e Práxis Pedagógica na Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2023 - Atual).

Fernando Russo Costa do Bomfim, FHO - Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto

Graduado em Biomedicina pelo Centro Universitário Hermínio Ometto. Especialista em Controle e Prevenção de Infecção Hospitalar pelo Centro Universitário Hermínio Ometto. Especialista em Biomedicina Estética. Mestre (2014) e Doutor (2018) em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Cirúrgica Interdisciplinar do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM) na linha de Pesquisa de laser em Cirurgia com ênfase em biologia molecular. Foi Professor supervisor do Estágio em Biologia Molecular e Análises Clínicas do Curso de Biomedicina da Fundação Hermínio Ometto - UNIARARAS. Foi professor da Anhanguera Educacional campus Limeira e campus Rio Claro. Atualmente exerce a função de Coordenador dos Cursos de Especialização em Hematologia Clínica e Banco de Sangue e Hemoterapia do Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto. Atua principalmente em: laser de baixa e alta potência, modelos experimentais de artrite, cultura de células, células ósseas, imunocitoquímica, morfologia e análises moleculares com ênfase em expressão gênica e proteica. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN).

Referências

BENEDETTI, Mario. Pedro y el capitán. Azcapotzalco: Nueva Imagen, 1994.

BOSI, Alfredo. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

FREI BETTO. Ofício de escrever. Rio de Janeiro: Anfiteatro (Rocco), 2017.

GUBERFAIN, Jane Celeste. A voz e a poesia no espaço cênico. Rio de Janeiro: Synerigia, Faperj, 2012.

GUIDIO, Milena Cláudia Magalhães Santos. O direito à “outra” memória–sobre'Ainda estou aqui', de Marcelo Rubens Paiva. Gragoatá, v. 23, n. 45, p. 172-189, 2018.

KRAMER, Richard E. “The sculptural drama”: Tennessee Williams’s plastic theatre. The Tennessee Williams Annual Review, n. 5, 2002.

LEHMANN, Hans-Thies. O teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.

PAIVA, Marcelo Rubens. Ainda estou aqui. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.

RANCIÈRE, Jacques. Uma aventura intelectual. In: RANCIÈRE, Jacques. O Mestre Ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 17-38.

ROSENSTONE, Robert A. A história nos filmes, os filmes na história. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

SCHECHNER, R. “O que é performance?” In: O percevejo – Revista de teatro, crítica e estética. Rio de Janeiro, v. 12, p. 25-50, 2003.

VECCHI, Roberto; DALCASTAGNÈ, Regina (Org.). Apresentação. In: Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 43, p. 11, jan./jun. 2014.

WENKE, Paula. Projeto Teatro dos Sentidos: Arquivo PDF. In: Paula Wenke sítio eletrônico, 1997.

Downloads

Publicado

2025-12-09

Como Citar

Pohl Sanches, M. J., & Costa do Bomfim, F. R. (2025). Memórias de uma Ditadura: o diálogo entre cinema, teatro e literatura na representação do trauma coletivo. Revista Histórias Públicas, 3(6), 66–87. https://doi.org/10.36704/rhp.v3i6.9319

Edição

Seção

Dossiê - História Pública e Ensino de História: Possibilidades e Interseções